Projeções de dados populacionais e de domicílios para empresas

Noonly
2 min readFeb 22, 2022

Dr. Gustavo Brusse

Projeções populacionais e de domicílios são essenciais para o planejamento de diversas áreas, como a gestão municipal, planos diretores dos municípios, demandas de insumos como água, eletricidade, lixo, transporte urbano, demandas por moradia e mercado imobiliário, além de fornecer informações fundamentais para traçar estratégias e mapear as populações alvo de empresas dentro dos municípios de atuação.

Por mais que se busque dados precisos para o futuro de um projeto ou negócio, o Brasil possui poucas fontes de dados sobre projeções populacionais. Institutos oficiais como IBGE e Fundação SEADE eventualmente oferecem projeções populacionais, porém essas fontes ficam desatualizadas rapidamente ou não possuem o detalhamento desejado pelo cliente (informações desagregadas por sexo, idade, raça/cor, rural/urbano, por município, regiões intramunicipais, etc.). Além disso, quando se fala em dados de domicílios no Brasil, não há uma prática oficial de projeções domiciliares a nível nacional ou subnacional e as poucas experiências anteriores são restritas a estudos acadêmicos focados no número total de domicílios, não levando em consideração a distribuição por idade e sexo, nem o tamanho e a composição desses futuros domicílios, restringindo as possibilidades de aplicações dessas projeções.

Para resolver essa carência, a Noonly desenvolveu uma metodologia única conforme as melhores e mais recentes práticas de projeção demográficas existentes onde a entrega dos resultados é personalizada para atender a demanda do cliente. Além disso, te auxiliamos nesse processo ajudando a interpretar e visualizar estas informações. Entre em contato conosco.

Saiba Mais:

https://www.noonly.com.br/projecao

--

--

Noonly

Conectando Data Science com Location Intelligence, criamos algoritmos poderosos e soluções divertidas.